Vinheta

Nova avaliação do Plano Novo Normal PB aponta aumento de cidades em bandeira vermelha

O total aumentou de oito para 15, representando um crescimento de 3 pontos percentuais

Por Luiz Pereira em 20/03/2021 às 21:31:35
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A avaliação do Plano Novo Normal, do governo da Paraíba, mostrou uma piora do cenário da pandemia no estado, com o aumento do número de cidades em bandeira vermelha. O total aumentou de oito para 15, representando um crescimento de 3 pontos percentuais.

Já a bandeira laranja apresentou uma variação para menos, saindo de 211 para 205 cidades classificadas nessa bandeira, no entanto, dos municípios que saíram dessa bandeira, somente dois migraram para a bandeira amarela, enquanto os demais migraram para a vermelha.

Somente 1% das cidades estão em bandeira amarela e nenhuma cidade está em bandeira verde. Essa é a segunda avaliação consecutiva em que esta bandeira se encontra zerada.

Os 12 municípios que fazem a região metropolitana de João Pessoa estão classificados na bandeira laranja. Além disso, Campina Grande também é uma das cidades classificadas nesta bandeira.

A 21ª avaliação mostrou ainda que a Paraíba tem uma média de internação a cada 20 minutos em razão do agravamento da doença em todo o estado.

Na taxa de letalidade, o estado tem 74 cidades que estão acima da média estadual, com 2,1% de letalidade pelo novo coronavírus.

O Plano Novo Normal é a matriz de orientação do estado para o funcionamento das atividades econômicas, indicando quais segmentos devem funcionar. Os municípios que estão em bandeira em bandeira vermelha devem ter restrição total, funcionando somente os serviços essenciais com restrição de circulação, a exemplo de supermercados e farmácias.

Para os municípios em bandeira laranja, funcionam os serviços essenciais sem restrição de circulação, com o toque de recolher valendo as 22h às 5h da manhã, de acordo com o decreto do governo.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que se intensifiquem ainda mais ações de testagem populacional, bem como se mantenha seguindo as medidas restritivas indicadas por cada bandeira.

Confira o mapa da avaliação atual:

Foto: Secom/PB

Confira o mapa da avaliação anterior, publicada em 06 de março:

Foto: Secom/PB

*Fonte: SES/PB, com informações adicionais do G1 Paraíba

Fonte: Secom/PB

Comunicar erro
Teste 2
Teste 4