Vinheta

Covid-19: Sa√ļde avan√ßa em negocia√ß√Ķes com laborat√≥rios para vacinas

O Minist√©rio da Sa√ļde informou hoje (3) que "j√° possui contratos alinhados" para a compra da vacina russa Sputnik V

Por Luiz Pereira em 03/03/2021 às 19:13:39

O Ministério da Sa√ļde informou hoje (3) que "j√° possui contratos alinhados" para a compra da vacina russa Sputnik V e que a aprova√ß√£o do Projeto de Lei n¬ļ 534 de 2021 pela C√Ęmara dos Deputados "facilitou as negocia√ß√Ķes" para a compra de doses das vacinas da Pfizer e da Janssen - farmac√™uticas dos Estados Unidos.

O Projeto de Lei facilitou a compra de vacinas com autoriza√ß√£o para uso em car√°ter emergencial pela Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) por estados, munic√≠pios e por empresas.

O projeto também autorizou o governo federal, estados e munic√≠pios a assumirem riscos de indeniza√ß√£o de cidad√£os em caso de efeitos adversos das vacinas, uma das exig√™ncias impostas pela Pfizer e que vinha sendo objeto de resist√™ncia por parte do Ministério da Sa√ļde.

A declaração do MS foi dada pelo titular da pasta, Eduardo Pazuello, em reunião com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Pazuello acrescentou que ser√£o disponibilizadas em mar√ßo mais 4 milh√Ķes de doses da vacina AstraZeneca/Oxford j√° produzidas pela Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir do ingrediente farmac√™utico ativo (IFA) importado.

Novos lotes

Ao longo de mar√ßo, segundo o Ministério da Sa√ļde, devem chegar novos lotes de vacinas. Além de remessas do Butantan, mais doses da AstraZeneca/Oxford, j√° produzidas no Brasil pela Fiocruz (3,8 milh√Ķes). [LINK ]

Do mesmo laboratório, o Brasil também deve receber ao longo do m√™s mais 2 milh√Ķes de doses importadas da √ćndia e outras por meio do consórcio Covax Facility.

A pasta informou que assinou o contrato com o laboratório Precisa Medicamentos/Bharat Biotech, respons√°vel pela vacina indiana Covaxin. Das 20 milh√Ķes de doses acordadas, 8 milh√Ķes j√° devem estar dispon√≠veis para o Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI) ainda este m√™s.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Teste 2
Teste 4