Vinheta

O que pode e o que n√£o est√° permitido no Enem 2020

Estudantes de todo o país fazem a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 neste domingo (24)

Por Luiz Pereira em 23/01/2021 às 20:12:09

Estudantes de todo o pa√≠s fazem a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 neste domingo (24). Eles ter√£o cinco horas para resolver quest√Ķes de matem√°tica e de ci√™ncias da natureza. Encerrada a aplica√ß√£o do Enem impresso, o gabarito das provas objetivas dever√° ser divulgado até dia 27 e, as notas finais, no dia 29 de mar√ßo.

    O primeiro dia de aplica√ß√£o de provas impressas do Enem, dia 17 de janeiro, teve 44,9% de absten√ß√£o dos inscritos na Para√≠ba. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep), 72.457 n√£o compareceram aos locais de prova. Com isso, apenas 89.038 estudantes est√£o aptos às provas deste domingo (24). A Para√≠ba disp√Ķe de 6.282 salas de prova em 55 munic√≠pios.

    Neste ano, além do documento oficial de identifica√ß√£o com foto e da caneta esferogr√°fica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a m√°scara de prote√ß√£o facial passa a integrar essa lista. Os participantes que n√£o estiverem com m√°scara de prote√ß√£o facial n√£o poder√£o ingressar no local de prova.

    A lista de documentos aceitos est√° dispon√≠vel na p√°gina do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep). Entre eles est√£o a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

    Embora n√£o seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem também pelo menos uma m√°scara extra para trocar durante a prova. Haver√° nos locais de prova √°lcool em gel para que os estudantes higienizam as m√£os, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

    Como se trata de uma prova longa, também é recomendado que os participantes levem lanche e √°gua e/ou outras bebidas, com exce√ß√£o de bebidas alcoólicas que n√£o s√£o permitidas e podem levar à elimina√ß√£o do candidato. É recomendado também que se leve no dia do exame o Cart√£o de Confirma√ß√£o da Inscri√ß√£o. Nele est√°, entre outras informa√ß√Ķes, o local de prova. O cart√£o pode ser acessado na P√°gina do Participante.

    Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também na P√°gina do Participante, imprimir a Declara√ß√£o de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declara√ß√£o deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

    Itens proibidos

    Os candidatos n√£o podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, m√°quinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods¬ģ, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

    Também n√£o podem ter em m√£os fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, v√≠deos e mensagens. S√£o ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material n√£o transparente, l√°pis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anota√ß√Ķes; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.

    Foto: Reprodução/Agência Brasil

    Esses objetos, caso o estudante leve para o exame, devem ser colocados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas. A Declara√ß√£o de Comparecimento também deve ser colocada dentro do envelope. O envelope deve ser lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a sa√≠da definitiva do local de prova.

    Enem na pandemia

    As medidas de seguran√ßa adotadas em rela√ß√£o à pandemia do novo coronav√≠rus ser√£o as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haver√°, por exemplo, um n√ļmero reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realiza√ß√£o da prova, os candidatos estar√£o obrigados a usar m√°scaras de prote√ß√£o da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o √°lcool em gel estar√° dispon√≠vel em todos os locais de aplica√ß√£o.

    Quem for diagnosticado com Covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doen√ßas infectocontagiosas até a data do exame, n√£o dever√° comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela P√°gina do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e ter√° direito a fazer a prova na data de reaplica√ß√£o do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

    Fonte: Portal Correio

    Comunicar erro
    Teste 2
    Teste 4